Do Brasão ao Logotipo

A família não possuía um brasão registrado em Valais, embora se possa imaginar que os tabeliões de Farquet em Orsières no século XVIII o tivessem.

No Hôtel De Ville De Saint-Maurice (decorado com artes heráldicas), é possível encontrar um brasão atribuído a esta família, que foi incorporado em 1905.

Em alguns registros históricos do século XV e posteriores, é possível encontrar a descrição de um brasão. Baseando-se nestas descrições, Philippe Farquet decidiu, em 1924, fazer um registro oficial de um desenho feito à mão. Em 1998, esse brasão foi registrado na Sociedade Suíça de Heráldica. Comum a todo Farquet, este brasão se expressa em sua estampa da seguinte forma: "Escudo prata com um falcão negro pousado com asas entreabertas no monte central de três montanhas verdes, cercado na altura da cabeça por duas estrelas azuis de cinco pontas".

Tendo como base a descrição do brasão; o desenho à mão; a figura do brasão estampada no Hôtel De Ville De Saint-Maurice; e um guia de referência de arte heráldica Francesa (a Suiça francófona de onde a família se origina compartilha destas referências). Eu (Rodrigo S. Barreiro) refiz o desenho do brasão em cores (clique na imagem para fazer download da versão vetorial do brasão Farquet).

Em seguida, fiz uma versão para o sobrenome Falquer, utilizando-me do mesmo escudo base, acrescentando apenas arabescos de café, uma vez que é comum que basões utilizem estes complementos para ilustrar características da família, e as plantações de café foram marcantes no período de transição do sobrenome Farquet para Falquer (clique na imagem para fazer download da versão vetorial do brasão Falquer). 

Ao pensar neste website, incorporei elementos do brasão para compor um logotipo. Utilizei uma tipografia se subtipo script (escrita à mão) onde a letra “F” maiúscula era um pouco estranha com o traço superior muito curto, aproveitei-me desta característica para enxertar ali algo semelhante à penas da asa de um falcão. Composto o nome, utilizei nele as cores verde e azul, onde o verde vêm dos morros presentes no brasão e o azul das estrelas (o azul combinou melhor que o prata do fundo). Utilizei um falcão mais moderno como emblema posicionado entre os nomes como se estivesse indo em direção ao nome Falquer. Para finalizar utilizei as estrelas do brasão para compor. 

 

FonteNOTICE SUR LA FAMILLE FARQUET - SYNTHÈSE ET SOURCES DOCUMENTAIRES  Por: ROLAND FARQUET
FonteLE DÉCOR HÉRALDIQUE DE L'HÔTEL DE VILLE DE SAINT-MAURICE  Por: LÉON D. LACHENAL / ULYSSE CASANOVA
FonteNOTICES GÉNÉALOGIQUES SUR LES FAMILLES GENEVOISES   Por: Autor Desconhecido
FonteIllustrated atlas of French and English heraldic terms  Por: Wikimedia Commons